Indaiane Abade nasceu em 04 de dezembro de 1983, mulher negra da periferia de Salvador, nascida e criada na Rua Nova da Engomadeira, onde morou durante toda sua infância e parte da vida adulta, quando aos 22 anos se mudou para Cajazeiras 10, Curva do Boi, onde morou até os 33 anos.
Filha de dona Indaraci e seu Valdir, era a caçula de um total de 03 irmãos. Seu pai mestre de obras e sua mãe vendedora numa loja do shopping. Seus pais lutaram para garantir a formação de seus filhos. Desta maneira, desde cedo, Indaiane aprendeu que o estudo seria sua oportunidade para um futuro melhor.
Ao terminar o ensino médio, teve a oportunidade de iniciar o curso de enfermagem na Universidade Católica, graças a um programa de bolsas para alunos de baixa renda. Concluiu a faculdade no final de 2007 e ingressou no serviço público em 2008. Casada, mãe de dois lindos filhos.
As pessoas costumam definir Indaiane como : generosa, acolhedora, competente, honesta, compromissada, boa filha, boa mãe e esposa, e que gosta de mudança e movimento, pois sempre se equilibrou entre dois vínculos empregatícios( Hospital Geral Roberto Santos e Hospital das Clínicas ), vida pessoal, carreira e estudos. Obteve prêmios de reconhecimento por sua trajetória profissional, como a honraria máxima do COREN-Ba – o Prêmio Anna Nery – e o selo de liderança de alto impacto. Nunca parou de estudar fez algumas especializações e tornou-se mestre pela UNEB em 2022.
Ao longo de sua carreira, trabalhou na assistência e ocupou cargos de liderança, obtendo destaque em sua atuação e chegando à direção de enfermagem do Hospital Geral Roberto Santos, no ano de 2021, mesmo momento em que perdeu sua mãe para a pandemia da COVID-19. Mas Indaiane não desistiu e seguiu firme, deixando um legado de integridade, justiça e compromisso com o bem-estar dos trabalhadores e da população baiana. Sempre generosa, ajudou muitas pessoas ao longo da sua trajetória, desenvolvendo também diversas estratégias inovadoras para melhorar a assistência à saúde da população.
Indaiane deixa a gestão de enfermagem do Hospital Geral Roberto Santos em abril de 2024, filia-se ao PSB, e segue pré candidata a vereadora em Salvador. Levanta como bandeiras a importância de renovar a política, de lutar por uma saúde digna e justa para todos, defender os direitos das mulheres, do público LGBTQIAPN+, inclusão e valorização da enfermagem.
Comments